Imagem capa - O que é Smash The Cake ? por Jhulli Tatagiba - Fotografia
Curiosidades

O que é Smash The Cake ?

O que é o ensaio fotográfico Smash the Cake / Cake Smash ?


O que é o Smash the Cake?

Ao traduzir ao pé da letra, teríamos o termo “amassar o bolo” e é exatamente isso que a expressão quer dizer. O Smash the Cake infantil nada mais é que um ensaio fotográfico onde uma criança recebe um bolo para brincar e experimentar, e a partir disso as fotos são produzidas, e o encanto da criança ao descobrir a sensação de experimentar o doce e colocar as pequenas mãozinhas no bolo confeitado são registrados pelos fotógrafos. Normalmente é feito em aniversários de 1 a 3 aninhos. 




Como fazer Smash the Cake ?

 – Dicas Roupa: a escolha de uma roupa confortável é primordial. O bebê precisa se sentir a vontade para extravasar e se a roupa não permitir isso, as fotos não serão espontâneas. As mamães devem saber também que sujar a roupa ou vestido faz parte do ensaio fotográfico, então deixe o bebê fazer suas próprias descobertas e se sujar todo. Nos ensaios de 1 ano, as meninas podem vestir apenas uma sainha e os meninos uma calça ou cuequinha, assim eles se sentem confortáveis e saem nas fotos com o corpinho todo colorido. No meu caso (Jhulli Tatagiba), eu forneço a roupinha própria de acordo com o tema que a mamãe escolher.

Preparo: alguns pais sempre inibem os filhos quando eles "brincam" com a comida, e no momento do ensaio a criança pode ficar intimidada e não colocar a mão no bolo. Para que isso não aconteça, afinal a intenção é que a criança faça bagunça, é preciso preparar a criança para o Cake Smash. Compre chantilly e coloque em um pratinho e deixe a criança se lambuzar com o doce. Faça isso por uma semana antes do ensaio, e no dia das fotos a criança vai estar ambientada com a situação e vai colocar as mãozinhas no bolo com gosto.

    - Alguns pais ficam muito ansiosos e ficam chamando os filhos a todo tempo durante o ensaio, falando para fazer isso ou aquilo. Entendam que esse e o momento da criança descobrir o bolo, o doce. Quanto mais chamarmos eles, mais vão fazer ao contrário e ficar estressados. Deixa que eles descubram, e aos poucos vamos chamando eles para que a gente possa também interagir com eles. 

 

Composição do cenário: sempre pergunto para os papais qual o tema que eles querem fazer, após isso começo toda uma produção para fazer um cenário lindo para que as fotos fiquem mais lindas ainda, procuro sempre levar pelúcias no tema, um varalzinho personalizado com nome da criança feito com todo amor pela minha parceira Helen.




Sobre o bolo: O tamanho do bolo é muito importante, queremos fotografar a criança com o bolo e não o bolo com a criança rsrs, portanto o bolo precisa ser pequeno, para não chamar mais atenção do que o bebê. Sempre indico aos meus clientes a minha parceira que faz os bolos dos meu ensaios Sol Mageswcki, pois ela já sabe a medida correta, e faz um bolo DIVINO.

Cores de chantilly não permitidas para o bolo: 

Vermelho, Preto e Marrom ! 

   "- Ah Jhulli, mas porque não pode essas cores ?"   

    - São cores muito fortes que não ficam legal na hora que o bebê se suja. O vermelho remete a sangue, o marrom a "coco" isso mesmo kkkk e o preto acho que nem preciso detalhar, a cor e muito forte.

* Dica: use a cor mais neutra que houver no seu tema escolhido. Mickey Mouse por exemplo; escolha Branco ou Amarelo. Ou deixe para colocar a cor mais escura por último, caso o bolo tenha mais de uma cor. Deixe sempre a cor mais neutra por cima, onde a mão do bebê vai primeiro.

Outro cuidado mega importante: Alguns bebês tem a pele mais "amarelada" nesse caso se seu tema houver a cor amarela, não opte pelo chantilly amarelo, pois ficara refletindo no seu bebê e ficará tudo muito amarelo. Entende ?! 


Não acho interessante colocar "bolinhas comestíveis" em cima do bolo, pois pode ter o risco da criança engasgar. 


Um dica mega importante para as mamães e não ficarem muito ansiosas e criar muitas expectativas, a ansiedade pode passar para o seu filho (a) e ele não pode superar sua expectativa de destruir totalmente o bolo. Todos sabemos que os humores das crianças mudam em questão de segundos. Mas para que tenhamos fotos lindas e muita diversão volto a lembrar: Dê chantilly semanas antes do ensaio para seu bebê se lambuzar e já ir se acostumando com a textura ! 

   - Escolha o horário de acordo com o horário de melhor humor do filho (a). Costumamos indicar pela manhã entre 7:00 e 10:00 horas e pela tarde 15:00 e 18:00 horas (varia muito de acordo com o horário que esteja atual ex: horário de verão), e sempre importante consultar os melhores horários por causa da luz do Sol. 

Após o momento da bagunça, nos meus ensaios tenho o "banho" que e outra parte que eles amam e ajudam as mamães tirarem o excesso de bolo até chegar em casa. 

















Espero que vocês tenham gostado das dicas e espero que você mamãe que ainda não fez o Smash do seu bebê, me dê a oportunidade de fotografar essa delicia de ensaio do seu bebê ♥  

Aqui nesse link do site você pode conferir alguns smash's the cake feitos por mim: http://www.tatagibafotografia.com.br/portfolio/smash-the-cake .


Obrigada aos meus clientes por confiarem no meu trabalho, me darem a honra de fotografar seus pequenos e poder juntos fazermos histórias em fotografias.